sexta-feira, 18 de março de 2016

Criatividade gera lucro

Como as pessoas do nosso negócio estão olhando para os livros como oportunidade e não problema

Em tempos de crise, é necessário ter criatividade para dribrá-la e contornar essa época difícil. Bruno Mingrone, 35, dono da Revistaria Mingrone, localizada na Rua Gaspar Soares – SP, decidiu começar a vender livros em sua banca após visualizar a seção Estante de Livros, que ganhou destaque no site da Dinap. Pensando em aumentar seu faturamento e fazer algo diferente, ele soliciou receber livros em sua revistaria.

O resultado da disponibilização de livros foi surpreendente! Confira abaixo a entrevista na íntegra e aproveite para colher grandes dicas com esse jornaleiro empreendedor.

Dinap – Como surgiu a ideia de vender livros em sua banca?

Bruno – Vi a nova seção Estante de Livros, no site da Dinap, e pensei em ter livros em minha revistaria para aumentar as opções de produtos, não ficar só com revistas. Enviei o e-mail para a Dinap solicitando receber livros e já estou há mais ou menos cinco meses vendendo.

Dinap – Quais eram suas expectativas quando começou a vender livros?

Bruno – Aumentar as vendas. Gosto muito de livros e queria vender. Por conta da crise, as vendas diminuiram, por isso apostei na venda de livros.

Dinap – Suas expectativas de vendas foram atendidas?

Bruno – Sim, só com livros aumentamos de 15 a 25% o faturamento. No começo era pouco reparte, vinham poucos livros, mas agora a revistaria possui um mix bem maior de livros, com diversos estilos, que atendem todos os públicos.

Dinap – Por que você acha que a venda de livros se tornou um sucesso na sua banca?

Bruno – Porque os livros que vendo na revistaria são bem mais baratos do que nas livrarias. Um livro que é vendido na livraria por R$ 40, na minha revistaria custa R$ 20, uma grande diferença. E por questão de conveniência, pois não existem mais muitas livrarias em São Paulo, exceto as grandes livrarias. Quem gosta de livros se deslocava até o shopping e grandes centros comerciais para comprar. Ter livros na revistaria é mais acessível e fácil para os clientes comprarem.

Dinap – Como você fez a divulgação para mostrar que a sua banca vendia livros?

Bruno – Eu comecei criando uma página no Facebook para os amigos. E na banca eu mudei o layout da banca e reservei um espaço grande só para livros, sempre tentando expor 100% da capa para dar maior visibilidade. Com isso, o público começou a ver que na minha revistaria também vendia livros. Ouvi muitas pessoas falando que não sabiam que em revistaria vendia livros e eu sempre tive o prazer de dizer que na minha revistaria vende.

Dinap – De onde surgiu a ideia de divulgar os livros que você possui na banca em seu Facebook? Isso surtiu efeitos?

Bruno – Temos bastante visualização na página. A divulgação gerou efeitos, aumentou mais por causa dos meus amigos, que pedem para reservar livros e levar para eles. Mas também fazemos isso com clientes, quando recebemos pedidos de reservas, pois algumas pessoas não possuem dinheiro para comprar na hora, então reservamos para retirarem depois. Eu também comecei a expor os livros em um bazar aqui do bairro. Ele é organizado uma vez por mês, por pequenos comerciantes, cada um expõe o seu produto e eu levo livros para expor lá.

Quem quiser ver o tipo de divulgação que Bruno Mingrone faz, acesse o Facebook da revistaria dele: www.facebook.com/revistariamingrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário